Registos Bloqueados

Criada por Ana Ferreira, Modificado em Tue, 24 Jan 2023 às 03:29 PM por Ana Ferreira

Por vezes ao tentar consultar um determinado funcionário ou um dia do calendário surge uma mensagem indicando que o registo se encontra bloqueado por outro utilizador.

Esta mensagem pode significar uma de duas coisas:

  1. Poderá de facto esse registo estar a ser consultado num outro posto por outro utilizador, e neste caso deve respeitar-se esse bloqueio para que nenhum dos dois perca as alterações efetuadas nesse registo.
  2. Ou poderá significar que numa ocasião anterior esse mesmo registo não foi corretamente encerrado ficando então marcado como bloqueado pelo utilizador que não o encerrou corretamente. Isto pode acontecer por uma falha de energia que provoca o fecho do computador enquanto no Tempo Real era consultado esse registo, ou por um qualquer erro na aplicação que cause o seu encerramento inesperado.

Como indicado, no primeiro caso o bloqueio deve ser respeitado, esperando até que o outro posto feche esse registo para que depois o possa abrir. No segundo caso, após confirmar que de facto nenhum outro posto está a consultar esse registo, poderá então desbloquear o registo acedendo ao menu: "Tabelas - Manutenção - Registos bloqueados".


mceclip0.png


Na listagem apresentada constarão todos os registos que se encontram bloqueados, no caso da imagem em cima, temos apenas o bloqueio do login efetuado para entrar na aplicação (Primeira linha), este deverá manter-se, e o registo de tabela de utilizadores com o código 3 e bloqueado pelo utilizador com o nome "1" (linha assinalada a vermelho), se se tratar do registo que pretendemos visualizar e já confirmamos que não está bloqueado por mais nenhum utilizador então bastará clicar duas vezes na linha para que surja a pergunta se deseja apagar este registo, ao responder "Sim" ficará então o registo desbloqueado e já conseguirá visualiza-lo na respetiva área.

Este artigo foi útil?

Isso é ótimo!

Obrigado pelo seu feedback

Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)

Obrigado pelo seu feedback

Diga-nos como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um motivo

Comentário enviado

Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo