Por vezes ao tentar consultar um determinado funcionário ou um dia do calendário surge uma mensagem indicando que o registo se encontra bloqueado por outro utilizador.
Esta mensagem pode significar uma de duas coisas:
- Poderá de facto esse registo estar a ser consultado num outro posto por outro utilizador, e neste caso deve respeitar-se esse bloqueio para que nenhum dos dois perca as alterações efetuadas nesse registo.
- Ou poderá significar que numa ocasião anterior esse mesmo registo não foi corretamente encerrado ficando então marcado como bloqueado pelo utilizador que não o encerrou corretamente. Isto pode acontecer por uma falha de energia que provoca o fecho do computador enquanto no Tempo Real era consultado esse registo, ou por um qualquer erro na aplicação que cause o seu encerramento inesperado.
Como indicado, no primeiro caso o bloqueio deve ser respeitado, esperando até que o outro posto feche esse registo para que depois o possa abrir. No segundo caso, após confirmar que de facto nenhum outro posto está a consultar esse registo, poderá então desbloquear o registo acedendo ao menu: "Tabelas - Manutenção - Registos bloqueados".
Na listagem apresentada constarão todos os registos que se encontram bloqueados, no caso da imagem em cima, temos apenas o bloqueio do login efetuado para entrar na aplicação (Primeira linha), este deverá manter-se, e o registo de tabela de utilizadores com o código 3 e bloqueado pelo utilizador com o nome "1" (linha assinalada a vermelho), se se tratar do registo que pretendemos visualizar e já confirmamos que não está bloqueado por mais nenhum utilizador então bastará clicar duas vezes na linha para que surja a pergunta se deseja apagar este registo, ao responder "Sim" ficará então o registo desbloqueado e já conseguirá visualiza-lo na respetiva área.
Este artigo foi útil?
Isso é ótimo!
Obrigado pelo seu feedback
Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)
Obrigado pelo seu feedback
Comentário enviado
Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo